Dicas para fazer uma cozinha provençal

4:00 PM


Olá pessoal

 o post de hoje vem recheado de dicas para deixar sua cozinha super linda!

Vem conferir!


Em Provença, sudeste da França, surgiu o estilo de decoração que é conhecido por provençal. Marcado por um tom mais suave e neutro, com toques que lembram os ares rurais, esse tipo de decoração tornou-se um clássico e volta e meia ressurge como tendência. Misturando romantismo com uma atmosfera bucólica, a decoração provençal utiliza-se 

amplamente de móveis antigos e estampas florais delicadas ou de um xadrez sutil. A composição envolve objetos que lembram um ambiente campestre, sejam nas cores, ilustrações ou no formato dos móveis.
Caso você tenha interesse em montar esse tipo de cozinha, separamos 4 dicas que podem te ajudar nesse sentido. Confira!



1. Móveis antigos são essenciais

A decoração de cozinha provençal requer móveis de aparência rústica, antiga ou desgastada. Ou seja, você pode aproveitar aquele armário antigo que estava sem uso na sua casa ou na casa de parentes e usá-lo na sua cozinha. Basta apenas dar uma limpada e retocada nele.

Se preferir, há também a possibilidade de transformar a aparência de móveis novos em antigos. Duas técnicas podem ser usadas nesse sentido:

- Pátina Provençal – aqui lixa-se o móvel que será “envelhecido” para remover imperfeições. Caso ele seja de cor clara, deverá ser pintado em uma cor base mais escura, pois a pátina é melhor aplicada em peças de tons escuros. Depois, passa-se giz de cera ou vela nas regiões onde pretende-se que sejam mais envelhecidas. Em seguida, realiza-se a pintura em um tom mais claro. Pode-se usar tinta PVC, em torno de 3 a 4 demãos para que o efeito fique melhor. Lembre-se de deixar um tempo entre cada aplicação para que a tinta seque. Você pode aplicar tons mais escuros, como cinzentos ou ocres, em algumas partes do móvel passando um pincel de leve. Use a lixa mais uma vez com cuidado e depois passe novamente a vela ou giz de cera. Você pode aplicar verniz ao invés da vela nessa última etapa, desde que ele seja à base de água e incolor.

- Craquelamento – de origem também francesa, essa técnica igualmente precisa do escurecimento do móvel ou objeto com tinta acrílica antes de se começar o processo, caso esse seja claro. Depois de seco, aplicar verniz. Em seguida, pintar com tinta látex sobre o verniz. Você pode acelerar o secamento da tinta usando um secador de cabelo, porém deixe a pintura por algumas horas para um secamento mais completo. Após isso, pinte com tinta glaze e espere um dia. Depois é só passar cera líquida incolor, pois isso irá proteger a madeira. O efeito de craquelê é basicamente o de rachaduras na madeira.
Existem outras técnicas que envolvem o uso de primer, cola para decoupage, pasta decorativa e por aí vai.
 


2. Use cores neutras ou suaves

Esse estilo de cozinha já está sendo cada vez mais utilizado nos projetos das casas no Brasil, uma das características do estilo provençal é o uso de cores bem suaves e neutras, puxadas para os tons claros ou pastéis. Desse modo, o ambiente fica com ares mais tradicionais. As estampas podem variar de florais, xadrez sutil ou patchwork. Jogos de jantar e objetos decorativos podem ainda apresentar as tradicionais ilustrações Toiles de Jouy.

É importante que as tonalidades remetam aos ares rurais, então evite cores muito vivas ou saturadas. Porém, caso deseje dar esse toque mais colorido, opte por aqueles tons fortes, porém desgastados, como amarelo envelhecido, ferrugem ou azul cobalto.

Fonte imagens: Pinterest

post enviado por: Matheus Bertoluci

* * *

e ai pessoal, gostaram?

Um beijo e até o próximo post!

Onde me encontrar:


You Might Also Like

16 comentários

  1. Nossa!!! As três primeiras fotos são tudooo! Que coisa mais linda! Sonho de cozinha. Amo esse estilo provençal, muito perfeito. Amei as inspirações.

    bjss

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas amiga *-*,as imagens são super inspiradoras >.<
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Muito lindas Jacqueline...o branco é sempre branco....muito inspirador....beijocas

    ResponderExcluir
  4. Genteeee , essa cozinha não é linda! Ela é um sonho!Fiquei encantada!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  5. Decoração provençal é a coisa mais fofa.
    Por mim, moraria em uma casa inteira assim

    Bjs
    http://tinderellabaiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amo ambientes assim. Fiquei gamada nesse branco!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. branco e tons pastéis sempre são amorzinhos né, essa coisa romântica e moderninha...

    http://www.cheiadepapo.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lindas cozinhas e ótimas dicas! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  9. Cozinha perfeita! Te indiquei ao Prêmio Dardos Blogger, espero que goste! Lá no meu blog eu falo um pouco mais sobre o prêmio!
    bjs
    www.penelope-esmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. amei as dicas e apesar de achar super fofo acho que faria uma mais moderna haha
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
  11. Que fotos lindas, dá até vontade de fazer uma cozinha nesse estilo
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse estilo de cozinha... desde que vi numa revista antiga. Era a casa de uma atriz, mas era super rústica mesmo, casa de campo e parecia ser tudo em madeira natural, sabe? Nada pintado.
    Mas tudo em cores claras assim fica super lindo e dá delicadeza ao rústico.
    As fotos estão divinas!
    Adorei o post.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Provençal e completamente minimalista é a viber do momento. Eu amo esse estilo. Porém aqui no Brasil ainda é difícil encontrar fabricantes especializados nessa arte, e quando encontra é muito caro. Já na Europa encontra-se com facilidade. Vi de perto alguns lindos e acessível. Adorei a postagem. Beijinhos flor!

    ♡ Blog da Lanne

    ResponderExcluir
  14. Provençal e completamente minimalista é a viber do momento. Eu amo esse estilo. Porém aqui no Brasil ainda é difícil encontrar fabricantes especializados nessa arte, e quando encontra é muito caro. Já na Europa encontra-se com facilidade. Vi de perto alguns lindos e acessível. Adorei a postagem. Beijinhos flor!

    ♡ Blog da Lanne

    ResponderExcluir
  15. Um estilo bem bacana os tons claros da uma sensação de conforto, tranquilidade. Os moveis deoxam o ambiente delicado
    Adorei
    Beijos
    www.facilidadescamyh.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por ler até aqui! Deixe um recadinho, me conte o que achou!
Um beijo e volte sempre!