Redação ENEM 2017: Um absurdo?

5:00 PM



Cheguei!

Antes que alguém atire pedras, quero deixar claro que esse post não está sendo feito por preconceito ou discurso de ódio, ok?! Mas eu quero expor o que eu, e muitas outras pessoas pensamos sobre o tema da redação do ENEM 2017.

O ENEM que foi realizado nesse domingo e terá segunda parte domingo que vêm é uma prova extremamente importante e valiosa para as pessoas que querem ingressar em uma vida acadêmica, certo?
 Pra todo mundo, ou pelo menos boa parte o tema da redação foi realmente uma surpresa.


 "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil."



Ok. A proposta sobre deficiência é incrível, mas vamos combinar? Já começaram errado.


A menos que você atue na área (seja um especialista, estudando sobre isso), ou conviva diariamente com uma pessoa que tenha esta deficiência, ou que tenha essa deficiência, JAMAIS você vai conseguir desenvolver esse tema a fundo ou saber, se quer um terço do que são os reais desafios pra uma formação.


O tema em si, se fosse sobre " Desafios para a formação de deficientes" no geral, ok, até poderíamos ter um pouco mais de campo. Mas desenvolver uma redação com um tema tão específico e ainda com um núcleo que parece mais ter sido posto ali pra especialistas na área do que para alunos de ensino médio, é, na minha opinião, um erro grave de quem desenvolveu.



O problema não foi focarem em um tema assim, afinal, é um tema extremamente importante que precisa ser muito debatido sim. Mas a forma como colocaram, me desculpem, achei um pouco absurda.


30 linhas de uma boa redação, com tema desenvolvido de forma boa e bastante clara é algo que na minha opinião poucos ou quase nenhum possam ter conseguido.

Afinal, tudo que poderíamos fazer em uma temática dessas sem ter tantos argumentos é girar em torno das idéias comuns que todos nós temos.


Novamente, isso é MINHA opinião. Não estou criticando abordarem o tema e se quer estou criticando a prova. Estou apenas expondo o que eu penso.
No final das contas, essa redação com certeza pode ter algumas pessoas que se saiam bem, mas ainda sim, vai resolver algo? Um tema tão voltado a educação, tom todo respeito, deveria estar sendo debatido e resolvido lá no governo, a começar pela forma de estudo que pessoas tão especiais como estas deveriam receber.


E vocês que prestaram a prova, o que acharam?!

Fiquem bem e até a próxima!

Onde me encontrar:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Concordo, é um tema que precisa ser debatido sim, mas colocar como tema de redação? Eu não saberia nem por onde começar kkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. mas acho que foi para desafiar mesmo os estudantes, muito legal o tema

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oiee Jaqueline!
    Fiquei sabendo sobre essa tema por fb, pq parece que foi polemica!
    Teve muitos alunos que falaram sobre do signo, pq na explicaçao do tema havia ~libras (língua de sinais)~ achando que era libra do signo kkk
    Ah e pessoal que se saíram bem parece que foram pessoas que citou o filme Koe no katachi.
    Afinal, eu achei legal eles colocarem essa tema para desafiar os estudantes!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei o tema. O grande problema dos jovens é que a maioria não tem o hábito de ler e se informar sobre os assuntos, aí realmente fica difícil argumentar alguma redação.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  6. Eu não concordo, se a gente esta falando de estudante de colégios públicos, ai sim, mas pelo que noto o Enem agora é alvo de inúmeros cursinhos, que tem por obrigação abranger temas de possivel redação. Eu fiz enem ano passado, muitas pessoas não gostaram também da Redação, mas no mesmo ano tinha saído no jornal uma matéria sobre uma menina de religião afro descendente que tinha sido apedrejada. Assim como nesse ano também vi em jornais na web assim como na Tv matérias sobre isso. O pulo do gato pra fazer Enem e redação e sempre estar ligado nas noticias, eles estão usando aquelas que ninguém dá a minima para tema.
    E vamos ser sincera, embora o tema seja de grande importância, ninguém se importa com deficientes auditivos no Brasil, nem mesmo nosso amado governo.
    Por isso é importante estar por dentro de assuntos gerais, na minha escola publica lá dos anos 2000 tinha tanto nas salas como corredor a linguagem de sinal, assim como as professoras também sabiam isso. Então resumindo, aquilo que ninguém pesquisa ou se importa realmente se torna absurdamente difícil de falar.

    E para mim O enem esta cada vez focado em pessoas que estudam pra valer, pagam aqueles cursinhos caros isso tudo gera uma receita. De todo modo, eu esperava algo assim, e aposto que os anos seguintes vão ser piores

    ResponderExcluir

Obrigada por ler até aqui! Deixe um recadinho, me conte o que achou!
Um beijo e volte sempre!